sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Curiosidade #3- Asteroides, Cometas e Meteoros

Qual é a diferença entre asteróidecometa e meteoro? Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma “sobra” do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte.

Asteroides são pedaços maiores de rocha que vêm, geralmente, do cinturão de asteroides localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Às vezes, suas órbitas ficam perturbadas ou alteradas e alguns acabam se aproximando do Sol e da Terra.




Cometas são muito semelhantes aos asteroides, mas podem ter mais gelo, metano, amônia e outros compostos que desenvolvem uma cauda quando se aproxima do Sol. Sabe-se que os cometas são originários de duas fontes diferentes: os cometas de longo período (aqueles que levam mais de 200 anos para completar uma órbita ao redor do Sol) são originários da nuvem Oort (nuvem esférica que envolve o Sistema Solar a quase um ano-luz de distância do Sol). Cometas de curto período (aqueles que levam menos de 200 anos para completar uma órbita ao redor do Sol) são originários do Cinturão de Kuiper (área do Sistema Solar que se estende desde a órbita de Netuno, a 30 UA do Sol até 50 UA do Sol).





Meteoros. Outro nome comumente usado para um meteoro é estrela cadente. Um meteoro é o feixe de luz que vemos no céu noturno quando um pequeno pedaço de detrito interplanetário queima ao atravesar a atmosfera. Refere-se ao feixe de luz causado pelos detritos, e não aos próprios detritos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Membros do Blog 1A

Wendell Rayanne Emilly Kaio M. Eduarda Thaís