sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Curiosidade #4- Via Láctea

A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado

Por que esse nome?

Ela recebeu esse nome (Via Láctea ou estrada do leite) em virtude do seu aspecto esbranquiçado, de aparência leitosa, que pode ser visto em noites de inverno em locais sem nuvens ou poluição.

Sua idade estimada é de mais de treze bilhões de anos, período no qual passou por várias fases evolutivas até atingir sua forma atual. Formada por centenas de bilhões de estrelas, a galáxia possui estruturas diferenciadas entre si. No bojo central, que possui forma alongada, há uma grande concentração de estrelas, sendo que o exato centro da galáxia abriga um buraco negro supermassivo. Ao seu redor estende-se o disco galáctico, formado por estrelas dos mais diversos tiposnebulosas e poeira interestelar, dentre outros. É nesta proeminente parte da Via Láctea que se manifestam os braços espirais. Ao seu redor encontram-se centenas de aglomerados globulares. Entretanto, a dinâmica de rotação da galáxia revela que sua massa é muito maior do que a de toda a matéria observável, sendo este componente adicional denominado matéria escura, cuja natureza se desconhece.

Moramos nela!


Curiosidade #3- Asteroides, Cometas e Meteoros

Qual é a diferença entre asteróidecometa e meteoro? Enquanto o cometa é uma bola de gases congelados, o asteróide é uma grande pedra espacial. Também é uma “sobra” do sistema solar, mas uma sobra do processo de formação dos planetas rochosos, como Terra e Marte.

Asteroides são pedaços maiores de rocha que vêm, geralmente, do cinturão de asteroides localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Às vezes, suas órbitas ficam perturbadas ou alteradas e alguns acabam se aproximando do Sol e da Terra.




Cometas são muito semelhantes aos asteroides, mas podem ter mais gelo, metano, amônia e outros compostos que desenvolvem uma cauda quando se aproxima do Sol. Sabe-se que os cometas são originários de duas fontes diferentes: os cometas de longo período (aqueles que levam mais de 200 anos para completar uma órbita ao redor do Sol) são originários da nuvem Oort (nuvem esférica que envolve o Sistema Solar a quase um ano-luz de distância do Sol). Cometas de curto período (aqueles que levam menos de 200 anos para completar uma órbita ao redor do Sol) são originários do Cinturão de Kuiper (área do Sistema Solar que se estende desde a órbita de Netuno, a 30 UA do Sol até 50 UA do Sol).





Meteoros. Outro nome comumente usado para um meteoro é estrela cadente. Um meteoro é o feixe de luz que vemos no céu noturno quando um pequeno pedaço de detrito interplanetário queima ao atravesar a atmosfera. Refere-se ao feixe de luz causado pelos detritos, e não aos próprios detritos.





Curiosidade #2- Planetas

Planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte e Plutão. Também são chamados de terrestes ou telúricos. São os menores planetas do Sistema Solar, têm poucos satélites e não contêm sistema de anéis. ... Planetas gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Neturno.

Planetas Gasosos- são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos. Esses planetas possuem diversos satélites naturais e sistema de anéis. Os quatro planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.


Planetas Rochosos-  são planetas rochosos assim como a Terra e possuem maior densidade se comparados com os planetas gasosos. Os planetas rochosos do Sistema Solar são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte (na ordem de afastamento do Sol).~



Plutão é menor que nossa Lua, que tem 1738 quilômetros de raio! Mas, ele não é o nosso menor planeta pois foi desconsiderado a 12 anos.




Sendo assim

Mercúrio é o menor e mais interno planeta do Sistema Solar, orbitando o Sol a cada 87,969 dias terrestres. A sua órbita tem a maior excentricidade e o seu eixo apresenta a menor inclinação em relação ao plano da órbita dentre todos os planetas do Sistema Solar.



E o maior planeta?

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro quanto em massa, e é o quinto mais próximo do Sol. Possui menos de um milésimo da massa solar, contudo tem 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto. É um planeta gasoso, junto com Saturno, Urano e Netuno.





quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Curiosidade #1- Sol

Bom, começaremos com uma explicação.

Uma estrela é uma grande e luminosa esfera de plasma, mantida íntegra pela gravidade e pela pressão de radiação. Ao fim de sua vida, uma estrela pode conter também uma proporção de matéria degenerada. 

Apesar de duvidas, 

O Sol é a única estrela presente no Sistema Solar.




Antes de mostrar curiosidades sobre o nosso Sistema que tal, primeiro conhecê-lo?

O Sistema Solar


O sistema solar é um conjunto de planetasasteroides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os oito planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.

Os planetas são astros sem luz nem calor próprios. No nosso sistema solar são conhecidos oito planetas que de acordo com a proximidade do sol são:
  • Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar. É também o mais próximo do Sol e o mais rápido. Formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu.
  • Vênus: É o segundo planeta mais próximo do Sol. Além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu.
  • Terra: Apresenta água em estado líquido e oxigênio em sua atmosfera o que torna possível a vida no planeta.
  • Marte: É o segundo menor planeta do sistema solar. É conhecido como planeta vermelho pela coloração de sua superfície.
  • Júpiter: Maior planeta do sistema solar. Formado principalmente pelos gases hidrogênio, hélio e metano e, ainda, um pequeno núcleo sólido no interior.
  • Saturno: É o segundo maior planeta do sistema solar. É conhecido pelos anéis formados principalmente por gelo e poeira cósmica.
  • Urano: É um planeta gasoso e sua atmosfera é constituída, principalmente, de hidrogênio, hélio e metano.
  • Netuno: Planeta mais distante do Sol. Um gigante gasoso, tal como Júpiter, Saturno e Urano.

Membros do Blog 1A

Wendell Rayanne Emilly Kaio M. Eduarda Thaís